Top 5 livros de poesia de todos os tempos

Entre todos os gêneros literários, o único que não possui pessoas que gostem mais ou menos, ou só um pouco, é a poesia. Ou um leitor gosta de poesia, ou não gosta. Ou uma pessoa lê e se entrega de corpo e alma, ou simplesmente abandona um livro de poesia.

Por se tratar de um gênero tão extremista, resolvemos preparar uma lista com os Top 5 livros de poesia de todos os tempos. Assim, as pessoas que gostam deste gênero poderão se deliciar, as que ainda não sabem se gostam, poderão descobrir e as que não gostam, poderão dar uma segunda chance.

Veja o Top 5 livros de poesia de todos os tempos

  1. Toda poesia, de Paulo Leminski: um livro que mistura a construção formal com uma escrita coloquial, abordando os mais variados sentimentos, pensamentos e críticas. Leminski foi um curitibano modernista que adorava brincar com as palavras e despertar sentimentos nas pessoas através de seus poemas.
  2. Para viver com poesia, de Mario Quintana: Quintana talvez seja um dos poetas mais conhecidos e repetidos do país. Neste livro, seus textos pequenos, simples e de leitura fácil trazem sentimentos e pensamentos que podem ser adaptados a todos os momentos da vida.
  3. Outros jeitos de usar a boca, de Rupi Kaur: uma poetisa indiana da atualidade que faz de seus textos, pequenas ferramentas de luta em prol da mulher e seus direitos neste livro. Rupi que é chamada de ‘a poetisa das redes sociais’, tem mais alguns livros lançados e todos eles valem a pena serem lidos.
  4. A rosa do povo, de Carlos Drummond de Andrade: entre todas as obras de Drummond, A rosa do povo talvez seja a mais explícita e crua. Um livro com poesias que retratam o período da segunda guerra, amores, convivência familiar e como o lirismo era algo sombrio, quase proibido nesta época.
  5. Flores do mal, o amor segundo Charles Baudelaire: este é um dos poetas mais singulares da história, daquele tipo que ou é amado, ou detestado. Baudelaire escrevia sobre o amor e a morte, para retratar a vida e sua importância, de uma única, visceral e muito profunda.

Este é o top 5 livros de poesia de todos os tempos que merecem ser lidos ao menos uma vez, outro livro que esqueci de citar aqui foi o livro a prisao do rei, recomendo que todos leia ele também. Se você quiser mais algumas indicações para se aprofundar neste gênero, assista a esse vídeo com mais cinco livros sobre poesia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *